CARREGANDO

Busque Aqui

Confira as principais causas da caspa

Cabelo

Confira as principais causas da caspa

Compartilhar
principais causas da caspa

Há coisa mais chata e desagradável do que caspa? Sem dúvidas, a caspa é um dos problemas capilares mais incômodos que existem. Se você sofre com esse mal, vale a pena entender mais sobre o assunto para tratá-lo de forma apropriada.

Então, que tal conhecer quais são as principais causas da caspa e ficar por dentro de como se livrar de uma vez por todas desse problema tão importuno? Continue a leitura desse post que a gente conta tudo!

Dermatite seborreica: não é a mesma coisa que caspa

Há quem diga que dermatite seborreica e caspa são a mesma coisa. Mas isso não é verdade, viu? No caso da dermatite, o couro cabeludo fica bem mais vermelho irritado, isso porque a ela é um processo inflamatório. Assim, além de ficar mais irritado, o couro cabeludo apresenta mais coceira.

Outra diferença é que a dermatite pode também aparecer nas sobrancelhas, no colo e no rosto.

Causas hormonais: afeta as glândulas sebáceas

Os hormônios são uma das principais causas da caspa. Isso porque eles são responsáveis por controlar a atividade das glândulas sebáceas. Então, quando os hormônios estão em desequilíbrio, surge a produção da caspa.

O desequilíbrio pode aparecer devido a algumas síndromes, como a síndrome dos ovários policísticos, ou pela ingestão de alguns produtos como os anabolizantes e alguns medicamentos. É bom investigar!

Instabilidades emocionais: aumenta o cortisol e a produção nas glândulas sebáceas

É muito comum escutar que a caspa pode estar relacionada com o estresse, e isso é pura verdade. As instabilidades emocionais são mesmo uma das principais causas da caspa!

O estresse leva ao aumento do cortisol e a consequência direta é o acréscimo na produção das glândulas sebáceas, trazendo a caspa como resultado. Se esse for o seu caso, que tal buscar métodos para diminuir o estresse em seu dia a dia? Boas noites de sono, melhor alimentação, prática de exercícios físicos: tudo isso pode contribuir de forma positiva para os problemas emocionais.

Tratamentos estéticos e cosméticos inadequados: aumentam a oleosidade no couro cabeludo

O uso em excesso de produtos como condicionadores, cremes para pentear, óleos e máscaras podem levar ao aumento da caspa, especialmente para quem tem o couro cabeludo oleoso. Como os produtos citados também tendem ser oleosos e/ou cremosos, eles se acumulam facilmente em seu couro cabeludo e fazem com que a caspa apareça com força total!

A hidratação em excesso também pode causar o problema. Por isso, é fundamental usar os produtos adequados para seu tipo de cabelo e realizar os tratamentos somente quando necessário.

Fungos no couro cabeludo: podem se multiplicar de forma exagerada

Os fungos são parte natural do nosso couro cabeludo. Isso mesmo, não precisa se assustar! O problema aqui é quando eles começam a se multiplicar de forma exagerada, causando a inflamação que gera a caspa. Consulte um dermatologista para saber se esse é o seu problema.

Quando a caspa é menos intensa, as lavagens dos fios com mais frequência podem resolver o problema. Assim como o uso de shampoos sem sal e adstringentes. Porém, o mais indicado é sempre procurar um profissional. Só ele poderá dizer a causa exata da sua caspa e, assim, prescrever o melhor tratamento para você.

E aí, curtiu o post? Tirou as suas dúvidas? Então, que tal agora descobrir como hidratar o cabelo com óleo capilar?

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *